Quem foi
Piraju Nicola
Piraju Nicola era um médium que atuou em Caçapava do Sul nas décadas de 80 e 90. Falecido em 1997, Piraju Nicola idealizou durante a vida o projeto de abertura de um local para energização espiritual, denominado desde então de Santuário Piraju Nicola.
Em 12 de abril de 1943 na cidade de Artigas Uruguai, nasceu Piraju Nicola. De família humilde, Piraju compartilhava a casa com 12 irmãos consanguíneos, 1 irmão de criação e seus pais.
Ainda muito pequeno, a mãe e os irmãos mais velhos de Piraju já notavam que ele possuía algo que o diferenciava dos demais. Muitas vezes, falava coisas que por hora pareciam sem sentido, mas que com o tempo, acabariam por se tornar realidade.
Aos nove (09) anos de idade, um fato mais intrigante iria ocorrer alguns dias depois, entre o médium e uma vizinha da família. O então menino ainda com menos de uma década de vida, ao observar que sua vizinha se encontrava com um grande inchaço nos membros inferiores, teria confeccionado uma mistura, utilizando diferentes tipos de ervas, as quais, posteriormente, receitou a senhora enferma que aplicasse o preparo onde o inchaço à acometia, e que aquela substância haveria de curá-la. Ainda “espantada” com a situação e com pouca credibilidade no menino, a senhora resolveu por em prática aquela sugestão.
Segundo relatos de testemunhas, após Piraju entregar à substância para à senhora, ao retornar para casa, sua mãe veio a repreendê-lo pelo ato. Algum tempo depois, começaram a ocorrer comentários e murmurinhos, de que um menino havia curado a enfermidade de uma senhora.
Desde então, populares e familiares de Piraju, passaram a ter mais atenção em suas palavras e nos procedimentos que mantinha ao realizar seus tratamentos e cura das enfermidades daqueles que necessitavam. Com o passar do tempo, todos foram entendendo que realmente Piraju era um ser contemplado por um dom divino, o qual lhe concedia capacidade de fazer previsões, curar algumas doenças e identificar aqueles necessitavam de auxílio.
Com o passar dos anos mais histórias seriam atribuídas ao médium, despertando aos poucos a atenção e curiosidade de muitos.
Texto: W.N. T.